O apóstolo João faz uma transição dos falsos profetas para os verdadeiros cristãos: os falsos profetas são direcionados pelo espírito do anticristo; os verdadeiros cristãos procedem de Deus! Ele os assegura de que “sois de Deus”. Nós somos de Deus, nascidos de Deus, ensinados por Deus e, por isso, protegidos contra falsos ensinamentos. O Senhor tem os seus escolhidos, que não serão seduzidos por vãs doutrinas pois o Espírito de Deus que em nós habita é mais poderoso que homens e demônios. Estar sob a influência do Espírito Santo deve ser motivo de grande alegria para todo cristão verdadeiro!
Assim, aqueles que são de Deus ouvem a Palavra de Deus (leia João 8:47) e dão ouvidos ao testemunho da verdade (leia João 18:37). No entanto, o mundo ouve os falsos profetas pois é governado pelo espírito do erro e não pelo espírito da verdade! Aquele que não é nascido de Deus, não se apegará à sã doutrina; quanto mais longe da sã doutrina, mais longe estará de Cristo e seus servos; quanto mais longe, mais presas e embaraçadas com as coisas deste mundo estarão.
Temos aqui uma importante distinção: a doutrina da pessoa do Salvador que nos conduz do mundo para Deus é uma marca do espírito da verdade, em contradição ao espírito do erro. Quanto mais pura, santa e conformada às Escrituras for uma doutrina, mais certamente ela será de Deus!
